quarta-feira, 27 de agosto de 2008

- O Corte do Libério em Samonte

________________________
Congada de Santo Antônio do Monte



Há mais de 100 anos os grupos de congos vêm se apresentando na cidade no mês de agosto durante a Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Atualmente, Santo Antônio do Monte conta com a presença de diversos grupos de congos, entre eles: Moçambique – o mais importante - ,Corte de São Benedito, Nossa Senhora do Rosário. A essência na apresentação dos grupos é a mesma, louvar São Benedito, porém cada grupo louva e manifesta sua fé à sua maneira, utilizando diversos instrumentos para acompanhamento, como viola, tambores, cavaquinhos, banjo, pandeiro, reco-reco. As vestes dos congos são vistosas e bonitas, feitas geralmente de cetim brilhante. Recentemente, foi criada uma associação de cortes e congos, para organizar e apoiar esta manifestação folclórica.





Durante o Reinado as ruas da cidade fi­cam mais alegres, os foliões desfilam animada­mente num ritmo incansável, se esmeram na es­colha de suas fardas. Fitas nos pandeiros são uma tradição que colore e dá movimento.



O povo devoto manifesta a sua fé.



Eles se vestem com suas capas orna­mentadas e protegem as coroas com seus guar­da-sóis ou sombrinhas também decorados; são cercados dos mimos de versos personaliza­dos, de visitas às suas residências e têm o poder de fazer parar o cortejo para ter consigo, nem que seja por um pequeno instante, a sua congada preferida.





A coroa que levam orgulho­samente para casa, simboliza a majestade de nossa Mãe coroada nos Céus. É a própria Mãe quem o visita e leva no colo Jesus.






Nenhum comentário: